Espécies:
Há milhares de espécies de baratas, pelo menos 5.000, sendo que somente um por cento possui caráter de praga.
Como seria difícil demonstrar todas as espécies, ai estão as 2 principais:
Blatella Germânica
Também chamada de barata alemã, paulistinha, francesinha ou alemãzinha são baratas de tamanho pequeno e altamente plolíficas.
Seus abrigos são escondidos e geralmente passam desapercebidos de nossos olhos, como por exemplo azulejos quebrados,batentes de porta, armários e prateleiras de madeira, vãos e cavidades em geral(conduites elétricos), motores de equipamentos de cozinha, atrás e debaixo de pias e balcões, etc...
Diferente das demais baratas, a Blatella Germânica carrega sua ooteca ( cápsula de ovos ) até pouco antes da eclosão como garantia de sobrevivência de sua prole. Normalmente deposita sua ooteca em um lugar escondido e perto e fontes de alimento.
Em nossas casas ocorre a concentração de baratas, em locais como cozinhas, sanitários e outras áreas onde haja alimento e umidade disponíveis.
Periplaneta Americana
Essa barata é também chamada de barata grande, barata voadora ou barata de esgoto, é umas das espécies domésticas mais comuns do Brasil.
Podem viver em grandes grupos ou sobre paredes nuas, desde que no local não haja perigo ou movimento constante.
Normalmente, a barata americana deposita a ooteca em lugar seguro (abrigo) próximo de uma fonte de alimento.
Lugares como rodapés, rachaduras, cantos, frestas, ralos, caixas de gordura, etc, devem ser inspecionadas para avaliar o grau de infestação desta praga.
Os locais preferidos para os adultos se estabelecerem são os esgotos, as canaletas de cabos, as caixas de inspeção, as galerias de águas pluviais e as tubulações elétricas.
Aparecem também em áreas pouco freqüentados por pessoas, como os arquivos e depósitos em geral, principalmente onde tenha bastante papelão corrugado, seu esconderijo preferido.
Para finalizar, têm grande atração por bebida alcoólica, principalmente cerveja, e reconhecem quando a água está contaminada.
Curiosidades